A Diretoria Executiva é órgão colegiado executivo de administração e responsável pela gestão e representação da CAIXA, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Banco em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta pelo Presidente, pelos Vice-Presidentes e pelos Diretores Executivos da CAIXA, que se organizam em Conselho Diretor, Conselho de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros e Conselho de Fundos Governamentais e Loterias.

Nome Cargo
Carlos Antônio Vieira Fernandes Presidente

Natural de Lagoa de Dentro/PB, Carlos Antônio Vieira Fernandes é mestre em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne, pós-graduado em Estratégias Empresariais, Comércio Externo e Finanças, graduado em Economia e Estudos Sociais. Está em processo de doutoramento pela Management School (IAE) da University of Bordeaux.

Atuou como Ministro interino das Cidades e Integração em períodos alternados entre 2014 e 2015. Foi Secretário Executivo do Ministério das Cidades e Integração, com vasta experiência em cargos e funções executivas estratégicas, tais como: Diretor Presidente da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Diretor Presidente e Diretor Operacional da Financeira BRB, Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Presidente do Conselho de Administração da Transporte Urbano de Porto Alegre (TRENSURB) e membro do Conselho de Administração da LITEL e da VALE. Empregado de carreira CAIXA por mais de 30 anos, exerceu cargos de gestão estratégica na área de negócios e de crédito imobiliário. Foi, ainda, Consultor-Chefe da Presidência CAIXA.

No dia 7 de novembro de 2023, tomou posse como Presidente da Caixa Econômica Federal.

 

 

Pedro Ermirio de Almeida Freitas Filho Agente Operador

Natural de Timbaúba/PE, empregado do Banco do Nordeste desde 2004, tendo atuado em posições de gestão, tais como Gerente Geral e Superintendente Estadual.

 

Possui especialização em Gestão Bancária e graduação em Direito.

 

Em 30 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Marcos Brasiliano Rosa Finanças e Controladoria

Natural de Goiatuba/GO, empregado de carreira da CAIXA desde 1989, quando foi admitido na agência Piracanjuba/GO, ao longo desse tempo atuou na gestão de vários processos vinculados à Vice-Presidência Finanças e Controladoria, tendo sido Contador do banco durante 8 anos, além de responsável pelos processos de Gestão Tributária e Controladoria, incluindo a Governança de Dados (Chief Data Officer – CDO).

 

Em 22 de janeiro de 2020, tomou posse como Diretor Executivo da Controladoria, respondendo cumulativamente pela Diretoria de Finanças entre janeiro e novembro de 2020. Em 20 de janeiro de 2023, assumiu interinamente o cargo de Vice-Presidente de Finanças e Controladoria.

É graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria.

 

No dia 24 de fevereiro de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Sérgio Henrique Oliveira Bini Fundos de Investimento

Natural de São Paulo/SP, é empregado de carreira da CAIXA, durante sua trajetória desempenhou funções como Gerente Nacional, Superintendente Nacional e Diretor Executivo de gestão de ativos de terceiros, atuando nas áreas de estruturação, distribuição e gestão de fundos de investimentos, possuindo, portanto, uma ampla visão estratégica e sistêmica deste modelo de negócios. Atuou também como Diretor da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e como membro de diversos comitês de fundos da ANBIMA, representando a CAIXA. Possui mais de 21 anos de experiência no mercado financeiro, incluindo 11 anos em cargos de alta liderança na área de fundos de investimentos (Asset Management). Além disso, é professor de finanças lecionando disciplinas de derivativos e finanças comportamentais.

 

É Mestre em Economia com ênfase em finanças comportamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado em finanças pela Fundação Dom Cabral (FDC) e em Master Business Economics pela (FGV), e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É também administrador de carteiras e valores mobiliários autorizado pela CVM desde 2016, possui a certificação de Conselheiro de Administração pelo IBGC desde 2017, certificação de Gestores ANBIMA (CGA) desde 2016 e Certified Financial Planner – CFP® desde 2013.

 

No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Marcelo Ângelo de Paula Bomfim Governo

Natural de Tarumirim/MG, empregado de carreira da CAIXA durante 33 anos, sendo 22 como Superintendente Regional em todas as regiões do Estado de Minas Gerais. Possui ampla visão municipalista, conhecedor das realidades locais dos Municípios, tendo auxiliado durante sua carreira na capacitação aos entes municipais em relação a projetos de infraestrutura em recursos de repasses e de financiamentos. Atuou com gestão junto à rede de Agências na CAIXA em Minas Gerais, sendo porta-voz da Instituição no Estado junto à imprensa regional. Como Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), participou de experiências relevantes na captação de recursos de instituições financeiras internacionais, especificamente em temas de sustentabilidade ambiental, além da experiência junto ao Conselho de Administração do BDMG. Participou de Conselhos de Administração da Fundação João Pinheiro, do Investe Minas – Agência de Desenvolvimento Integrado do Estado. Integrou missão internacional na Delegação do Estado de Minas Gerais, em Sharm El Sheikh, estabelecendo parcerias estratégicas com países, empresas, bancos, fundos de investimentos a fim de estimular projetos ambientalmente sustentáveis. Participou ainda de ações e iniciativas junto ao Finance in Common, onde atuam em rede global, os bancos públicos de desenvolvimento de todo o mundo, em destacada pauta ambientalista. Foi Professor de Direito Penal e Prática criminal na PUC/MG.

 

É Pós-Graduado em Direito Processual Civil, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, MBA em Gestão Pública e Pós-graduado em Administração Pública.

 

No dia 18 de abril de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Inês da Silva Magalhães Habitação

Natural da cidade de São Paulo é socióloga com mais de 25 anos de experiência em gestão e formulação de políticas públicas, em especial nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em sua trajetória no setor público, ocupou vários cargos de direção nos níveis municipal e federal, adicionalmente trabalhou como Consultora em Agências Internacionais. Desde 2017 vem atuando como consultora sênior em projetos e programas de habitação e desenvolvimento urbano para agências internacionais como Banco Mundial e ONU-Habitat. Entre 2003 e 2016 atuou no Governo Federal, no Ministério das Cidades, onde exerceu as funções de Ministra de Estado, Secretária Nacional de Habitação e Diretora de Políticas para os Assentamentos Precários. Neste período participou da reestruturação institucional, legal e programática do setor habitacional. Liderou institucionalmente a elaboração da Política Nacional de Habitação, além do desenho, regulamentação e implementação dos dois principais programas de habitação do período: o “Programa Minha Casa Minha Vida” e o “PAC – Programa de Urbanização da  Favela”.

 

Graduada em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUC (1987), Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC (1988) e Planejamento Estratégico Situacional pela Friedrich Ebert Foundation (1998).

 

No dia 21 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Marcelo Campos Prata Logística, Operações e Segurança

Natural de Belo Horizonte/MG, é empregado CAIXA desde 1989, tendo atuado em posições de gestão, tais como Gerente Geral, Gerente Nacional e Superintendente Nacional. Exerceu o cargo de Vice-Presidente de Logística e Operações da CAIXA no período de 2016 a 2019.

 

Possui graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Gestão em Logística na Administração Pública.

 

Em 29 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Tarso Duarte de Tassis Negócios de Atacado

Natural de Governador Valadares/MG, exerceu o cargo de Assessor Especial da Presidência do Banco Master na área financeira e jurídica, foi Conselheiro de autarquia de natureza especial – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Minas Gerais – Conselheiro Substituto e Conselheiro do Órgão Especial, Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da FMF, Professor de Direito de graduação e pós-graduação na PUC/MG; IEC/PUCMINAS; IDP e CEDIN.

 

Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito.

 

Em 29 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Francisco Egidio Pelúcio Martins Pessoas

Natural de Fortaleza/CE, foi empregado do Banco do Nordeste por mais de 30 anos, tendo atuado em posições de gestão, exerceu o cargo de Diretor Financeiro na Ânima Educação S.A., foi CEO da Construtora NORCON S.A., Diretor de Controladoria no Grupo Bonfim e Conselheiro de Administração da CAIXA Consórcios. Exerceu o cargo de Vice-Presidente de Crédito da CAIXA no período de 2004 a 2007.

 

Possui especialização em Direito Processual Civil e em Finanças Corporativas, e graduação em Direito.

 

Em 31 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Henriete Alexandra Sartori Bernabé Riscos

Natural de Americana/SP, atuou no mercado privado por mais de 10 anos nas áreas de Custos, Orçamentos e Precificação. Empregada da CAIXA desde 1999, construiu sua carreira na área de riscos da instituição, com ênfase em risco de crédito para o segmento corporate e construção civil, atuou também no relacionamento institucional junto aos órgãos externos de controle e supervisão e implantação do modelo de linhas de defesa. Em 2019 assumiu a Superintendência Nacional de Gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, tendo coordenado as ações de pagamento de saques extraordinários e implantação do Saque 100% Digital por meio do APP FGTS. Coordenou ainda, o processo de migração da gestão do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores – DPVAT para a CAIXA, por meio do APP DPVAT CAIXA, com jornada 100% digital. Em fevereiro de 2021 assumiu a Diretoria Executiva de Riscos e posteriormente a Diretoria Executiva de Operações e Contratos. Em junho de 2021, tomou posse como Vice-Presidente da CAIXA na área de Logística e Operações Bancárias, onde atuou nos processos de Compras, Contratações, Operações Bancárias, Logística e Segurança. Assumiu a Vice-Presidência Agente Operador, em novembro de 2021 respondendo pelas Loterias, FGTS e Fundos do Governo sob gestão da CAIXA. Em abril de 2022 assumiu a Vice-Presidência de Habitação da instituição.

 

É graduada em Ciências Econômicas, com MBA em Finanças, Controladoria e Estratégia de Investimentos e Financiamentos.

 

Em 14 de março de 2023, tomou posse como Vice-Presidente de Riscos da Caixa Econômica Federal.

 

Paulo Rodrigo de Lemos Lopes Sustentabilidade e Cidadania Digital

Natural do Rio de Janeiro/RJ, é empregado CAIXA desde 1999, tendo atuado em posições de gestão, tais como Gerente Geral, Gerente Regional e Superintendente Executivo de Varejo.

 

Possui graduação em Ciências da Computação e em Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Gestão da Administração Pública.

 

Em 29 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Laércio Roberto Lemos de Souza Tecnologia e Digital

Natural de Recife/PE, foi empregado CAIXA de 1981 a 2019, tendo atuado em posições de gestão, tais como Gerente Geral, Superintendente Regional, Gerente Nacional, Consultor da Presidência e Superintendente Nacional. Atuou como Coordenador Geral nos Ministérios do Turismo e de Educação, como Chefe de Gabinete no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como Diretor nos Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Agricultura e como Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) no Ministério das Cidades.

 

Possui graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Gestão Empresarial e Master em Finanças.

 

Em 29 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Adriano Assis Matias Varejo

Natural de Brasília/DF, é empregado CAIXA há 23 anos, atuou nas áreas de Rede, Negócios, Estratégia, Habitação, Tecnologia e Presidência, exerceu funções de gestão e liderança desde 2004, tais como Gerente, Coordenador, Gerente de Segmento, Gerente de Clientes e Negócios, Gerente Nacional e Superintendente Nacional. Foi Diretor das áreas de Produtos, Clientes e Estratégia de Varejo, Transformação Digital, Arquitetura de TI e Digital, Soluções Tecnológicas e atualmente ocupa a Diretoria de Governança, Estratégia e Marketing.

 

É Graduado em Gestão Financeira e possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão, além de Especialização Internacional em Crédito Imobiliário e Securitização.

 

Em 29 de janeiro de 2024, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal..

Cristina Maria da Silva Peres Diretoria Auditoria Interna

Natural de Santos/SP, é empregada de carreira da CAIXA desde 1989 onde ocupou funções, dentre outras, de Gerente de Relacionamento, Auditora, Gerente Executivo e Gerente Nacional.

 

É graduada em Ciência Econômicas e pós-graduada em Gestão Executiva de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Fundos de Pensão e com MBA em Gestão Empresarial. Certificada CPA-20 pela ANBIMA. É instrutora da CAIXA.

 

Em 26 de setembro de 2022, tomou posse como Diretora da Auditoria Interna da Caixa Econômica Federal.

Daniela Almeida Silva Nascimento Diretoria Executiva Clientes, Canais, Inteligência de Dados e Inovação

Natural de Goiânia/GO, é empregada de carreira da CAIXA desde 2001 onde ocupou funções, dentre outras, de Gerente Executivo, Gerente de Clientes e Negócios, Gerente Nacional e Superintendente Nacional.

 

É graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Planejamento. Possui certificação ANBIMA CPA-20.

 

No dia 04 de agosto de 2022, tomou posse como Diretora Executiva da Caixa Econômica Federal.

Daniela Almeida Silva Nascimento (Diretora acumulando Diretorias) Diretoria Executiva Estratégia e Governança das Participações

Natural de Goiânia/GO, é empregada de carreira da CAIXA desde 2001 onde ocupou funções, dentre outras, de Gerente Executivo, Gerente de Clientes e Negócios, Gerente Nacional e Superintendente Nacional.

 

É graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Planejamento. Possui certificação ANBIMA CPA-20.

 

No dia 04 de agosto de 2022, tomou posse como Diretora Executiva da Caixa Econômica Federal.

Jaime Daniel da Silva Diretoria Executiva Governança, Estratégia e Marketing

Natural de Paineiras/MG, possui mais de 18 anos de experiência na CAIXA, tendo iniciado suas atividades atuando em agência e, posteriormente por mais de 10 anos, como Gerente Nacional e Superintendente Nacional, nas áreas de Habitação, Crédito PF, Crédito PJ, Crédito Rural, Contas e Captação.

 

É Graduado em Física e Engenharia Civil, com MBA em Gestão Bancária e mestrando em Administração Pública.

 

Em 17 de novembro de 2023, tomou posse como Executivo da CAIXA.

Leonardo Groba Mendes Diretoria Jurídica

Natural de Brasília/DF, é advogado de carreira da Caixa Econômica Federal desde 2005. Especializado em contratos e obrigações, entre 2010 e 2016 chefiou as áreas consultiva e de contencioso estratégico nacional do departamento jurídico, tendo atuado ainda como consultor jurídico. Foi Diretor de Controles Internos e Integridade e entre novembro de 2021 e novembro de 2023 foi Corregedor da CAIXA.

 

É graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, Pós-graduado em Direito Civil pela Universidade Anhanguera – UNIDERP.

 

Em 08 de dezembro de 2023, tomou posse como Diretor Jurídico da Caixa Econômica Federal.