A Diretoria Executiva é órgão colegiado executivo de administração e responsável pela gestão e representação da CAIXA, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Banco em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta pelo Presidente, pelos Vice-Presidentes e pelos Diretores Executivos da CAIXA, que se organizam em Conselho Diretor, Conselho de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros e Conselho de Fundos Governamentais e Loterias.

Nome Cargo
Rita Serrano Presidente

Natural de Santo André/SP, possui graduação em Estudos Sociais e História, e mestrado em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

 

É empregada da CAIXA desde 1989, onde ocupou os mais diversos cargos na instituição. Em 2017, foi eleita pela primeira vez pelos empregados da CAIXA para ocupar assento na mais alta administração do banco, o Conselho de Administração (CA). Na sua atuação no CA, pautou seu trabalho com foco na defesa da integridade e sustentabilidade da CAIXA, além da melhoria das condições de trabalho dos empregados. Em 2022, foi reeleita para o terceiro mandato, em primeiro turno, com 91% dos votos válidos, após concorrer com mais de 30 candidatos.

 

Escritora, tem vários livros publicados. Em 2018, lançou “Caixa, Banco dos brasileiros”, o texto relata de forma crítica a história centenária do banco. Na sua obra mais recente, “Rompendo Barreiras”, fala sobre sua trajetória de vida, a militância nos movimentos sociais, sindical, em defesa do patrimônio público, e descreve os desafios para as mulheres ocuparem espaços de poder. O livro conta com vários artigos publicados por Rita ao longo dos últimos anos, com temáticas sobre a CAIXA e a importância das empresas públicas para o desenvolvimento do Brasil.

 

No dia 09 de janeiro de 2023, tomou posse como Presidenta da Caixa Econômica Federal.

Edilson Carrogi Ribeiro Vianna Agente Operador

Natural de Sorocaba – SP, é empregado da Caixa desde 1998, com atuação em posições de elevada complexidade e desempenho destacado em diversas áreas como Loterias, Fundos de Governo e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ocupa cargo de liderança há 20 anos, tais como Gerência Nacional, Superintendência Nacional e Diretoria Executiva. Em 26 de março de 2019 tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

 

Graduado em Direito, possui MBA em Desenvolvimento Gerencial e MBA em Gestão Financeira com ênfase em Mercado de Capitais. É mestre em Administração Pública pelo instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

 

Em 11 de junho de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Marcos Brasiliano Rosa (Em exercício) Finanças e Controladoria

Natural de Goiatuba/GO, empregado de carreira da CAIXA desde 1989, atuou em diversos cargos e funções como: Gerente Nacional de Tributos CAIXA, Superintendente Nacional de Contabilidade e Tributos CAIXA (desempenhando as atribuições de Contador Institucional), Superintendente Nacional em Monitoramento e Avaliação de Resultados CAIXA e exerceu cumulativamente as atribuições da Diretoria de Finanças e Diretoria de Controladoria, de janeiro a novembro de 2020. Agrega também experiências profissionais adicionais, como: Membro do Conselho Fiscal SEBRAE; Membro do Comitê de Finanças da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP); Membro do COAUD ELO; Membro do Conselho Fiscal da FUNCEF, Membro do Conselho Fiscal Paranapanema e Membro do Conselho Fiscal da CAIXA Seguridade. Em 22 de janeiro de 2020, tomou posse como Diretor Executivo da Controladoria da Caixa Econômica Federal.

 

É graduado em Ciências Contábeis, pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela UNINTER.

 

No dia 20 de janeiro de 2023, foi designado para responder interinamente pela Vice-Presidência Finanças e Controladoria

 

João Gustavo Haenel Neto Fundos de Investimento

Natural de São Paulo, possui mais de 20 anos de experiência no mercado bancário. Atuou como Diretor Executivo Financeiro Estatutário da CAIXA Cartões Holding S.A e no Banco Santander como diretor CFO da Superdigital, fintech do Santander bem como Superintendente de Transações Financeiras e de Relações com Investidores. Também ocupou diversos cargos de gestão, com atuação no Brasil, Holanda e Espanha.

 

É graduado em Economia pela FAAP/SP – Faculdade de Economia, com MBA Executivo em IE Business School (Espanha) e concluiu o Programa de Negociação de Harvard, EUA, em dezembro de 2020.

 

Em 25 de agosto de 2021, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal

Bruno Silva da Silveira (Em exercício) Gestão Corporativa

Natural de Brasília/DF, empregado CAIXA desde 2004, desempenhou diversas funções técnicas e estratégicas nas áreas de Logística, Contratação, Segurança e TI do Conglomerado CAIXA. Atuou, na Instituição Financeira, como Gerente Nacional de Logística, na área de Segurança Empresarial, mais especificamente com Prevenção à Fraude Eletrônica e na área de TI com Governança e Compliance. Também foi Superintendente Nacional de Logística, sendo responsável por toda a infraestrutura Logística e de Suprimentos do banco, incluindo agências, prédio e sites, além das Contratações em âmbito Nacional. Fora da CAIXA, como cedido, foi Secretário Adjunto na Secretaria de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, atuando na gestão de toda a pasta, englobando as Diretorias de Administração e Logística, Tecnologia da Informação, Finanças e Contabilidade, além da Gestão Estratégica e de Pessoas. No dia 04 de agosto de 2022, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

 

É advogado e Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília. Tem Especialização em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes. MBA em Logística na Administração Pública pela Universidade do Distrito Federal. Possui Certificação CPA-20 pela ANBIMA.

 

No dia 20 de janeiro de 2023, foi designado para responder interinamente pela Vice-Presidência Gestão Corporativa.

Tiago Cordeiro de Oliveira (Em exercício) Governo

Natural da cidade de Tupã, no estado de São Paulo, é empregado da CAIXA desde 2003, atuando nas áreas de Loterias, Tecnologia da Informação e Governo, com destaque para a gestão da operação dos benefícios sociais pagos pela CAIXA, como o Bolsa Família e Auxílio Emergencial. Exerceu funções de gestão e liderança desde 2005, tais como Coordenador, Gerente Executivo, Gerente de Clientes e Negócios, Gerente Nacional e Superintendente Nacional. Em 25 de fevereiro de 2021, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

 

É graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, possui MBA em Governança de Tecnologia da Informação e está cursando Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações no Instituto de Educação Superior de Brasília.

 

No dia 20 de janeiro de 2023, foi designado para responder interinamente pela Vice-Presidência Governo.

Rodrigo Souza Wermelinger (Em exercício) Habitação

Natural de Nova Friburgo/RJ, atua há mais de dezessete anos no Mercado Financeiro. Exerceu diversos cargos de gestão na CAIXA destacando-se como Gerente Nacional de Programas Habitacionais, Consultor da Diretoria de Reestruturação de Operações de Grandes Clientes, Consultor da Vice-Presidência de Habitação, Superintendente Nacional de Habitação Rural e Entidades Urbanas e Superintendência Nacional da Rede Executiva Habitação. Em 18 de novembro de 2020, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal. Em 05 de abril de 2022, foi designado para exercer o cargo de Diretor Executivo de Habitação.

 

É engenheiro com especialização em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil.

 

No dia 20 de janeiro de 2023, foi designado para responder interinamente pela Vice-Presidência Habitação.

Alexandre Oliveira Mota Negócios de Atacado

Alexandre Mota é natural do Rio de Janeiro/RJ, e possui vinte e um anos de experiência no mercado financeiro em Bancos como Santander, BankBoston, Itaú e Votorantim, em cargos como Diretor | C-Level. Atuando no atacado com operações de Crédito, Derivativos, Tesouraria, NPL e Banco de Investimento (IB), via Mercado de Capitais com DCM, Syndicated Loan, M&A e outras. Desde 2019 até julho de 2022 como COO (Diretor de Operações) na EMGEA (Ministério da Economia), atuando em sua privatização.

 

Mestre em Administração pela FGV, com currículo internacional na Warwick Business School (Londres, ING); e MBA em Finanças no IBMEC, e extensão na Boston College (Boston, EUA). Como professor FGV atua no MBA, onde ministra as disciplinas de Finanças Corporativas e Negociação. É parecerista FGV nos livros de Finanças, e coautor do livro Alta Performance nas Profissões, além de coordenar e produzir conteúdo FGV para o mercado financeiro, e materiais sobre Finanças e outros.

 

Em 04 de agosto de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Thays Cintra Vieira Negócios de Varejo

Natural de Uberlândia/MG, é empregada da CAIXA desde 2001, trilhou sua trajetória profissional na área de estratégia de Canais Digitais, Correspondentes CAIXA AQUI e Unidades Lotéricas. Em 2019, atuou como Diretora Executiva e Vice-presidente em exercício. Em 2021 esteve à frente da Superintendência de Rede no Triângulo Mineiro/MG.

 

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília – UnB, possui pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília – UCB e Mestrado em Governança e Inovação pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

 

Em 22 de setembro de 2021, tomou posse como Vice-Presidente de Negócios de Varejo da Caixa Econômica Federal.

Júlio Cesar Volpp Sierra Rede de Varejo

Natural de Rolândia/PR, é empregado da CAIXA desde 2000, tendo atuado como CEO da CAIXA Cartões Holding de janeiro de 2020 a novembro de 2021. Anteriormente, foi Vice-presidente de Negócios de Varejo, de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, e Diretor da Rede e de Clientes de Varejo de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019.

 

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Atualmente, é pesquisador no Programa de Pós-Doutorado do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.

 

No dia 19 de julho de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Yves Dumaresq Sobral Riscos

Natural de Brasília/DF, empregado de carreira da CAIXA desde 2005, atuou em diversos cargos e funções na área de Finanças e Risco. Em julho/2020 passou a responder pela SN Riscos Corporativos. Em 23 de julho de 2021 tomou posse como Diretor Executivo de Riscos. Em agosto de 2022, assumiu interinamente o cargo de Vice-Presidente de Riscos.

 

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, possui Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Universidade de Brasília.

 

No dia 09 de novembro de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

 

Mônica dos Santos Monteiro Sustentabilidade e Empreendedorismo

Natural de Niterói/RJ, trabalhou na Caixa Econômica Federal entre 2001 e 2010 nas áreas de Serviços Delegados, Fundos de Governo e Petróleo e Gás, participando da implantação de programas de transferência direta de renda e na gestão de fundos sociais e ambientais do Governo Federal.

 

Ingressou no BNDES em 2010, tendo ocupado posições de destaque nas áreas de gestão pública e socioambiental, desestatização e relações com investidores. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, é Especialista em Finanças pelo IBMEC/RJ, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Technische Universität Braunschweig, e Mestre em Sustentabilidade pela FGV/SP.

 

Autora de livro e artigos voltados à Sustentabilidade, é ativa em produções acadêmicas no tema e participou de programas internacionais de empreendedorismo nas universidades Babson College e EGADE Business School.

 

No dia 05 de outubro de 2022, tomou posse como Vice-Presidente de Sustentabilidade e Empreendedorismo.

Eduardo Krieger Scherer (em exercício) Tecnologia e Digital

Natural do Santo Ângelo/RS, possui 13 anos de experiência na CAIXA, atuou na área de Risco de Crédito e em Tecnologia da Informação, com gestão dos canais digitais da CAIXA, projetos e ações para enfrentamento da pandemia, como CAIXA Tem e Auxílio Emergencial. Em 5 de agosto de 2019, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

 

É graduado em Administração de Empresa e Pós Graduado em Gestão Pública.

 

No dia 20 de janeiro de 2023, foi designado para responder interinamente pela Vice-Presidência Tecnologia e Digital.