É constituída pela presidência, conselho diretor, vice-presidência responsável pela gestão de ativos de terceiros e vice-presidência responsável pela administração ou operacionalização das Loterias Federais e dos fundos instituídos pelo governo federal, incluindo o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A presidência é responsável pela gestão e representação da CAIXA. É ela que propõe ao conselho de administração o modelo de gestão, os desafios e objetivos corporativos e o plano estratégico da CAIXA, além de coordenar e supervisionar os trabalhos das vice-presidências.

O conselho diretor é responsável por aprovar e apresentar ao conselho de administração as políticas, as demonstrações contábeis, as propostas orçamentárias e os acompanhamentos mensais de execução. Além disso, também aprova os limites de ação, a arquitetura organizacional e o modelo de funcionamento das vice-presidências e da auditoria interna, entre outros.​

Nome Cargo
Daniella Marques Presidente

Presidente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL desde 1º de julho de 2022.

Foi secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, de fevereiro a junho de 2022. À frente da Secretaria, lançou o programa Brasil pra Elas, de estímulo ao empreendedorismo feminino, em parceria com o Sebrae e a CAIXA. Em quatro meses, o programa já atendeu mais de 10 mil mulheres. Liderou ainda a retomada do programa Brasil Mais, do Crédito Brasil Empreendedor, da regulação do mercado de carbono no Brasil e da ferramenta Monitor de Investimentos, que reúne informações sobre investimentos públicos e privados no Brasil em todos os setores da economia.

Entre janeiro de 2019 e janeiro de 2022, ocupou cargo de natureza especial do Ministério da Economia como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministro Paulo Guedes. Participou ativamente do desenho e negociação da Reforma da Previdência, do Auxílio Emergencial, que atendeu 68 milhões de brasileiros durante a pandemia da COVID-19, e do projeto que garantiu autonomia ao Banco Central. Além da atuação junto ao Congresso para a revisão de marcos regulatórios, como a Lei do Gás e o novo Marco do Saneamento, fez parte da equipe de transição do governo do Presidente Jair Bolsonaro.

Aos 42 anos, Daniella trabalhou por anos no mercado financeiro, no setor de gestão independente de fundos de investimentos. Foi sócia da Bozano Investimentos, onde atuou como Diretora de Compliance e Operações e Financeiras (COO e CFO). Também foi diretora-executiva da Oren Investimentos e atuou na Mercatto Investimentos, como diretora de Risco e Compliance, Sócia e Gestora de Renda Variável.

Possui formação em Administração de Empresas pela PUC/RJ e MBA em Finanças pelo Ibmec.

Nasceu em Barra Mansa, Rio de Janeiro. É mãe do Pedro Henrique e uma entusiasta e defensora das causas das mulheres.

Edilson Carrogi Ribeiro Vianna Agente Operador

Natural de Sorocaba – SP, é empregado da Caixa desde 1998, com atuação em posições de elevada complexidade e desempenho destacado em diversas áreas como Loterias, Fundos de Governo e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ocupa cargo de liderança há 20 anos, tais como Gerência Nacional, Superintendência Nacional e Diretoria Executiva. Em 26 de março de 2019 tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

Graduado em Direito, possui MBA em Desenvolvimento Gerencial e MBA em Gestão Financeira com ênfase em Mercado de Capitais. É mestre em Administração Pública pelo instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

Em 11 de junho de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Rafael de Oliveira Morais Finanças e Controladoria

Natural de Brasília/DF, é empregado da CAIXA desde 2002, atuando nas áreas de controladoria, finanças e seguros, exercendo diversos cargos de liderança como: Gerente Nacional Contabilidade CAIXA, Superintendente de Finanças e RI,  Diretor Financeiro e RI – CFO da CAIXA Seguridade e Diretor Executivo Mercado de Capitais da CAIXA.

 

Na atuação mais recente, como CFO da CAIXA Seguridade, foi responsável pela condução do processo competitivo da reestruturação do balcão de seguros da CAIXA, tendo recentemente fechado as parcerias com a CNP para ramos de vida, prestamista e previdência, Tokio Marine para os ramos habitacional e residencial e Icatu para o ramo de capitalização.

 

Em julho de 2020, assumiu interinamente o cargo de Vice-Presidente de Atacado.

 

É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB, e possui pós-graduação em Controladoria e Finanças pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Em 09 de dezembro de 2020, tomou posse como Vice Presidente da Caixa Econômica Federal.

João Gustavo Haenel Neto Fundos de Investimento

Natural de São Paulo, possui mais de 20 anos de experiência no mercado bancário. Atuou como Diretor Executivo Financeiro Estatutário da CAIXA Cartões Holding S.A e no Banco Santander como diretor CFO da Superdigital, fintech do Santander bem como Superintendente de Transações Financeiras e de Relações com Investidores. Também ocupou diversos cargos de gestão, com atuação no Brasil, Holanda e Espanha.

 

É graduado em Economia pela FAAP/SP – Faculdade de Economia, com MBA Executivo em IE Business School (Espanha) e concluiu o Programa de Negociação de Harvard, EUA, em dezembro de 2020.

 

Em 25 de agosto de 2021, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal

Danielle Santos de Souza Calazans Gestão Corporativa

Natural de Brasília/DF, empregada da CAIXA desde 2007, onde ocupou diversos cargos nas áreas de gestão, estratégia e governança. Foi Secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia. Atuou como Gerente e Coordenadora-Geral do Ministério da Fazenda e Diretora de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, participando ativamente do processo de reestruturação com a fusão dos cinco Ministérios, sendo responsável por toda a área de gestão corporativa, englobando as Diretorias de Finanças e Contabilidade, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Administração e Logística.

É advogada, Mestre em Administração Pública e Gestão Governamental pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, especialista em Liderança e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui formação RH Triple A e Governança Corporativa em Empresas Estatais pela Fundação Dom Cabral.

No dia 19 de julho de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Tatiana Thomé de Oliveira Governo

Natural do Rio de Janeiro/RJ, empregada da CAIXA desde 2003, atuando nas áreas de habitação e governo, em destaque nas áreas de avaliação de bens, engenharia de custos e nas operações de repasse do Orçamento Geral da União e financiamento a entes públicos e privados. Atuou como Diretora no Programa de Parceria de Investimentos, requisitada pela Presidência da República, na área de estruturação de Concessões e Parcerias Público Privadas. No dia 04 de fevereiro de 2019, tomou posse como Diretora Executiva de Serviços de Governo. Em fevereiro de 2019, assumiu interinamente o cargo de Vice-Presidente de Governo.

É graduada, mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, possui também pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes – UCAM.

Em 09 de dezembro de 2020, tomou posse como Vice Presidente da Caixa Econômica Federal.

Henriete Alexandra Sartori Bernabé Habitação

Natural de Americana/SP, atuou no mercado privado por mais de 10 anos nas áreas de Custos, Orçamentos e Precificação. Empregada da CAIXA desde 1999, construiu sua carreira na área de riscos da instituição, com ênfase em risco de crédito para o segmento corporate e construção civil, atuou também no relacionamento institucional junto aos órgãos externos de controle e supervisão. Em 2019 assumiu a Superintendência Nacional de Gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, tendo coordenado as ações de pagamento do Saque Imediato em 2019 e Saque Emergencial em 2020. Coordenou ainda, o processo de migração da gestão do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores – DPVAT para a CAIXA. Foi membro do Conselho Fiscal da CAIXA Seguridade. Em 25 de fevereiro de 2021 tomou posse como Diretora Executiva de Riscos e em 01 de junho de 2021 tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

É graduada em Ciências Econômicas, com MBA em Finanças, Controladoria e Estratégia de Investimentos e Financiamentos.

Em 08 de abril de 2022, foi designada para exercer o cargo de Vice-Presidente de Habitação.

Alexandre Oliveira Mota Negócios de Atacado

Alexandre Mota é natural do Rio de Janeiro/RJ, e possui vinte e um anos de experiência no mercado financeiro em Bancos como Santander, BankBoston, Itaú e Votorantim, em cargos como Diretor | C-Level. Atuando no atacado com operações de Crédito, Derivativos, Tesouraria, NPL e Banco de Investimento (IB), via Mercado de Capitais com DCM, Syndicated Loan, M&A e outras. Desde 2019 até julho de 2022 como COO (Diretor de Operações) na EMGEA (Ministério da Economia), atuando em sua privatização.

 

Mestre em Administração pela FGV, com currículo internacional na Warwick Business School (Londres, ING); e MBA em Finanças no IBMEC, e extensão na Boston College (Boston, EUA). Como professor FGV atua no MBA, onde ministra as disciplinas de Finanças Corporativas e Negociação. É parecerista FGV nos livros de Finanças, e coautor do livro Alta Performance nas Profissões, além de coordenar e produzir conteúdo FGV para o mercado financeiro, e materiais sobre Finanças e outros.

 

Em 04 de agosto de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Thays Cintra Vieira Negócios de Varejo

Natural de Uberlândia/MG, é empregada da CAIXA desde 2001, trilhou sua trajetória profissional na área de estratégia de Canais Digitais, Correspondentes CAIXA AQUI e Unidades Lotéricas. Em 2019, atuou como Diretora Executiva e Vice-presidente em exercício. Em 2021 esteve à frente da Superintendência de Rede no Triângulo Mineiro/MG.

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília – UnB, possui pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília – UCB e Mestrado em Governança e Inovação pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

Em 22 de setembro de 2021, tomou posse como Vice-Presidente de Negócios de Varejo da Caixa Econômica Federal.

Júlio Cesar Volpp Sierra Rede de Varejo

Natural de Rolândia/PR, é empregado da CAIXA desde 2000, tendo atuado como CEO da CAIXA Cartões Holding de janeiro de 2020 a novembro de 2021. Anteriormente, foi Vice-presidente de Negócios de Varejo, de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, e Diretor da Rede e de Clientes de Varejo de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019.

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Atualmente, é pesquisador no Programa de Pós-Doutorado do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.

No dia 19 de julho de 2022, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.

Yves Dumaresq Sobral Riscos

Natural de Brasília/DF, empregado de carreira da CAIXA desde 2005, atuou em diversos cargos e funções na área de Finanças e Risco. Atual Superintendente Nacional na SN Riscos Corporativos.

É graduado em Engenharia Mecânica, possui Especialização em Administração de Empresas e Mestre em Administração com ênfase em Finanças.

Em 23 de março de 2021, foi designado para exercer interinamente o cargo de Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal.

Christopher Franco Braga (Em exercício) Sustentabilidade e Empreendedorismo

Natural de Guanhães/MG, é empregado da CAIXA desde 2005 com atuação nas áreas de negócios internacionais, organização, governança e de estratégia do Conglomerado CAIXA. Desempenhou diversas funções técnicas e gerenciais ao longo de sua trajetória na empresa, com destaque para as funções de Gerente Executivo, Consultor de Organização e Estratégia, Gerente Nacional e Superintendente Nacional. Possui experiência internacional com a participação em missões ao exterior e em projeto de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

É graduado em Administração com especialização em Gestão Pública. Também é mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília.

Em 03 de maio de 2021, tomou posse como Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal e, em 19 de julho de 2022, foi designado para responder interinamente pela Vice-Presidência de Sustentabilidade e Empreendedorismo e pela Diretoria Executiva Sustentabilidade e Empreendedorismo.

Cláudio Salituro Tecnologia e Digital

Natural do Rio de Janeiro/RJ, possui mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos – Instituição Financeira, Varejo, Meios de Pagamento, Prestação de Serviços e Telecomunicações (Citibank, IBI, Credicard, Orbitall, Fidelity, Cielo). Coordenou diversos projetos de outsourcing de TI, fusão de empresas e reestruturações de equipes com foco em qualidade e redução de custos.

 

É graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Candido Mendes – UCAM, possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

 

Em 25 de fevereiro de 2019, tomou posse como Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal.