- Visão geral
- O que é
- Programas Culturais
- As Caixas Culturais
Por trás de todo espetáculo que faz o olho brilhar existe uma fábrica de emoções. Na CAIXA Cultural, a cultura toma forma, cor, ritmo e movimento.
A Caixa e a cultura
Rica e diversificada, a cultura brasileira é fruto do grande potencial humano e estético de nosso povo, refletindo as tradições e os valores de todas as regiões. Pensando nisso, a Caixa mantém um diálogo constante com as nossas raízes culturais e busca consolidar sua imagem de grande apoiadora da cultura brasileira.
Diante desse comprometimento em disseminar a cultura em todos os cantos do país, a Caixa instalou unidades da Caixa Cultural em sete capitais: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, onde proporciona aos brasileiros, o acesso a uma diversidade de manifestações da arte e da cultura nacionais, e também estimula o intercâmbio cultural e a troca de experiências, patrocinando eventos de artistas de outros países. Tudo isso com uma programação plural e de qualidade, gratuita ou a preços acessíveis.
Consciente de seu papel como empresa socialmente responsável, que estimula a inclusão e a cidadania, a Caixa busca trazer ao universo cultural alunos de escolas públicas, pessoas da terceira idade e/ou com necessidades especiais por meio do programa de arte-educação Gente Arteira.
Além de apoiar e patrocinar a arte e a cultura, a Caixa preserva e divulga um acervo artístico composto por quase 2 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografia. O conjunto abrange os últimos cem anos da produção artística nacional, de artistas marcantes do Modernismo aos dias atuais, como é o caso de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Djanira, Di Cavalcanti, Tomie Otake, Anita Malfati, Antônio Poteiro, Carmela Gross, Daniel Senise, dentre outros.
E com isso a Caixa consolida sua imagem como grande apoiadora da nossa cultura, promovendo, por meio dos espaços culturais, a fomentação de produção artística, além de contribuir de maneira decisiva para a difusão e valorização da cultura brasileira.
Programas Culturais
Tornando mais democrática e acessível a participação de produtores e artistas de todo o Brasil.
Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural
É uma seleção pública anual de projetos culturais nas áreas de artes visuais, teatro, dança, música, mostra de cinema, palestras, encontros, cursos, oficinas e lançamento de livros, para composição da pauta das unidades das Caixas Culturais.
Para a Caixa, o Programa de Ocupação dos Espaços CAIXA Cultural é um dos principais instrumentos da política de patrocínios da empresa. A existência dos equipamentos culturais próprios permite que a CAIXA coloque em prática a sua política cultural, com fomento à cultura, formação de plateia, apoio à diversidade cultural e democratização do acesso a bens culturais, permitindo a aproximação com os mais diferentes públicos.
Também oferece a possibilidade de fortalecimento institucional, social e negocial, ao produzir efeitos duradouros como produção de conhecimento, circulação da produção artística, fomento de arte e cultura, agregação de grandes públicos, revitalização do patrimônio, promoção e circulação de acervos, formação de hábitos culturais, geração de emprego e renda, possibilidade de incremento de negócios com a base de clientes e geração de novos negócios (prospects).
Caixa Cultural Brasília
Criada em 1980, foi o primeiro espaço cultural instituído pela Caixa. Comporta cinco galerias, o Teatro da Caixa, o Jardim das Esculturas.

Caixa Cultural Curitiba
Localizada no corredor da cidade desde 2004, oferece aos visitantes a Galeria da Caixa no Mezanino, a Galeria do Térreo e o Teatro da Caixa, com capacidade para 125 pessoas.

Caixa Cultural Fortaleza
Inaugurada em 2012 na Praia de Iracema, é composta por um cineteatro, três amplas galerias de arte, sala de ensaios, salas para oficinas de arte-educação e foyer.

Caixa Cultural Recife
Criada em 2012 em frente ao Marco Zero no Recife, conta com dois pavimentos de galerias de arte, teatro com 96 lugares, sala multimídia, duas salas para oficinas de arte-educação e amplo foyer.

Caixa Cultural Rio de Janeiro
undada em 2006 no edifício-sede da Caixa, abriga em seus 6.000 m² um teatro de arena, Teatro Nelson Rodrigues, dois cinemas, quatro galerias de arte, além de salas de oficinas e ensaios.
Veja mais >

Caixa Cultural Salvador
Inaugurada em 1999 na Antiga Casa de Oração dos Jesuítas, possui um sítio arqueológico, além de um amplo calendário de eventos com exposições, performances musicais e teatrais, palestras e muito mais.
Veja mais >

Caixa Cultural São Paulo
Criada em 1989 na Praça da Sé, possui diversas galerias, um Grande Salão, Sala de Leitura, além do Museu da Caixa, Salas de oficina e um auditório.
Veja mais >